A presidente nacional da Associação das Agências de Viagem (ABAV), Ana Carolina Medeiros e a ABAV Pará, através de sua diretoria, promoveram uma manhã festiva a bordo da embarcação da empresa Vale Verde, na Estação das Docas, com o vários segmentos do turismo.
O secretário adjunto de estado de turismo, Lucas Vieira, a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabete Grunvald, o presidente da ABAV Pará, Alex Flávio e a vice presidente, Narmy de Paula, foram os grandes anfitriões do encontro, que reuniu o segmento turístico de Belém e região, como o Marajó, representado pela empresária hoteleira de Soure, Simone Pereira.
A palestra do secretário adjunto de turismo, Lucas Vieira, alertou para o olhar do mundo voltado ao Pará, em face da realização da COP 30, em novembro de 2025, e os avanços que o evento trará ao turismo paraense.
E enumerou o novo Parque da Cidade, as avenidas da Doca de Souza Franco e da Tamandaré totalmente renovadas, e a dragagem do canal da baía do Guajará para aportar navios maiores, renovando o velho porto da capital de tantas histórias.
Citou ainda a construção da nova área do Porto Futuro II, com o dobro do tamanho da Estação das Docas, que será anexado ao novo terminal de passageiros de turismo internacional, aposentando definitivamente o porto de Icoaraci, de difícil acesso.
A presidente nacional da ABAV, Ana Carolina, destacou a força da entidade que responde por 80% das vendas de pacotes turísticos pelo Brasil e 92% do fluxo marítimo e fluvial, exaltando a figura dos agentes de viagem que desdobram-se para desenvolver nosso turismo, ainda insípido em relação a seu potencial e toda estrutura que o país já conta.
Alguns gargalos foram unânimes nas conversas, como nosso insignificante “hub “aéreo, a rede hoteleira que deverá ser ampliada até a COP, a necessidade de se incorporar o estádio Mangueirão como equipamento turístico de massa, e maior divulgação de nossos atrativos com a criação de mais eventos nacionais, além do Círio, a fim de atrair turistas brasileiros estrangeiros.
A Associaçã de Jornalistas de Turismo (Abrajet), através do jornalista Pedro Medina, esteve presente ao evento destacando que a entidade está engajada na diulgação da COP 30, evento consdierado um divisor de águas para a a economia, a cultura, e o turismo paraense, com sua população buscando apresentar o que temos de mais valioso que é nossa natureza e sua ancestralidade através dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e migrantes de toda parte do mundo.