Surgido através de uma estrada.
A antiga estrada de Bragança, virou Av. Tito Franco, anos depois passou a ser chamada de Av. Almirante Barroso que hoje é uma das principais vias de acesso à capital do Pará.
O bairro do Marco, surgido no período da Belle Époque como exemplo de novo padrão urbano com avenidas medindo 40 metros de largura é hoje um dos bairros mais valorizado de Belém.
O Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, que hoje ocupa 15 hectares, é um dos muitos patrimônios do Marco. O espaço foi inspirado no Boi de Bologne’ de París, e atualmente guarda mais de 80 mil espécies da flora e fauna Amazônica. Alguns animais também são mantidos em semi-cativeiro, possibilitando um contato mais próximo com a população.
A satisfação dos moradores em relação a facilidade para se locomover e atender as suas necessidades sem sair do bairro, é evidente.
O Marco é um dos bairros que mais cresce em infraestrutura, comércio, e setor imobiliário.
Também abriga o Hangar – centro de feiras e convenções da Amazônia. Os estádios dos times do “Remo” e “Paysandu”. O Centro de Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade do Estado. O Instituto Evandro Chagas – centro de pesquisa altamente conceituado no País. Além de umas das feiras mais tradicionais de Belém, a da 25.