A antiga baixada.
Os primeiros moradores queriam estar perto do centro e encontraram um lugar, porém, era cheio de mato, lama e dentro de um espaço bastante comum na cidade, as chamadas ‘áreas de baixada’.
O bairro Sacramenta teve sua origem a partir do ano de 1922. Essa história motivou o professor Guilherme Pimenta a escrever um livro.
Umas das primeiras obras do bairro foi a construção da igreja de São Sebastião. Há registros de que o Santo é celebrado pela comunidade desde 1939. Nesta mesma época foi iniciada a construção da primeira capela, até que em 1950 deu-se início a construção da igreja, que hoje se torna um ponto de referência para quem quer se localizar no bairro.
Um dos principais fatores que impulsionaram o crescimento do bairro Sacramenta foi o progresso do setor comercial. Primeiro a fábrica de refrigerantes Simões no ano de 1940, e posteriormente na década de 50 chega a Fábrica de Papel da Amazônia – FACEPA – a qual atua até hoje no cenário industrial.
O futebol também tem história no bairro. O Alviverde Sacramenta Esporte Clube, foi campeão da segunda divisão do paraense de 57. O acesso garantiu participação na elite do Parazão nas décadas de 60 e 70.
Um aeroporto, concessionárias, e lojas de diversos departamentos também são responsáveis pela movimentação comercial do bairro.