Na interseção entre política, turismo e meio ambiente, Pedro Medina destaca a relevância de escolhas conscientes. A política, como reflexo da sociedade, demanda transparência e responsabilidade para abordar questões ambientais. No turismo, a ênfase recai sobre práticas sustentáveis, equilibrando desenvolvimento econômico e preservação cultural. O compromisso inadiável com o meio ambiente destaca a necessidade de ações imediatas para enfrentar desafios como mudanças climáticas e desmatamento. Pedro Medina conclui, enfatizando a importância de agir agora para moldar um futuro mais sustentável e equilibrado.
Entrevista exclusiva com Poliana Bentes Gomes
Consultora empresarial, falando sobre empreendedorismo feminino, machismo no mercado de trabalho, a ascensão da mulher empresária e as perspectivas do mercado futuro.
A entrevista foi concedida durante o 4ª Encontro Liberdade para Empreender promovido pelo CMBC em São Paulo.
Amazônia+ TV – Qual o papel do conselho da mulher empresarial a nível de Brasil e de Pará?
Poliana – O papel do Conselho da Mulher Empresarial a nível nacional é discutir questões econômicas e empresariais relevantes, mobilizando líderes femininas para propor soluções. No estado, o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Pará promove o crescimento de negócios liderados por mulheres em Belém, incentivando o networking, a solidariedade e a cooperação com a Associação Comercial do Pará. Ambos os conselhos, juntam-se ao compromisso de fortalecer as mulheres empreendedoras, buscando promover o crescimento de negócios liderados por mulheres, seja em escala nacional ou regional.
Amazônia+ TV – Como foi sua participação no Encontro Nacional de Mulheres de Negócio em São Paulo?
Poliana – Minha participação na reunião do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, em São Paulo, foi um convite da Presidente Estadual Denise Araújo, e foi uma experiência enriquecedora. Foi uma oportunidade de aprender com outras mulheres líderes e empreendedoras, compartilhar ideias e fortalecer conexões valiosas. Reunimos as presidentes dos conselhos de todo o Brasil e pudemos constatar desafios e pautas comuns em diversos estados brasileiros. E isso nos motiva, nos mobiliza e nos fortalece para enfrentar tudo o que nos conecta.
Amazônia+ TV – Esse tema “Liberdade para Empreender” é viável em meio a uma sociedade machista que, históricamente, subestima a figura feminina?
Poliana – Esse tema, “Liberdade para Empreender”, é mais do que viável, na verdade, é essencial. Esse foi o tema de um segundo evento, dessa vez promovido pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil, e têm como objetivo criar um ambiente onde mulheres empreendedoras possam compartilhar experiências, inspirar-se mutuamente e buscar maneiras de superar desafios, especialmente em uma sociedade machista que, historicamente, subestima a figura feminina. A luta pela equidade de gênero é constante. Só esse evento, especificamente, reuniu mais de mil mulheres de todo o Brasil, demonstrando o enorme potencial do empreendedorismo feminino no nosso país.
A consultora Poliana Bentes Gomes com a empresária paraense Denise Araújo, e Andréa Claudia Cotait, presidente do Conselho Nacional das Mulheres Empresariais.