Expedição Amazônia+ Breves

A maior Ilha Fluviomarinha do mundo, com uma área de 49.606 km², é formada por 16 municípios, o maior deles, BREVES, possui uma extensão territorial com mais de nove mil e trezentos km². Fica na porção Sudoeste da Ilha do Marajó, na área conhecida como "Estreito de Breves".

Breves é banhada pelas águas do rio Parauhaú, afluente do Amazonas, possui uma população estimada em mais de 100 mil habitantes. Por volta do século XVI, as terras desta região eram habitadas por uma população numerosa de indígenas, que de acordo com pesquisadores, pertenciam a várias tribos, logo denominadas pelos colonizadores de Nheengaíbas”.

Em 19 de novembro de 1738, o capitão geral do Pará, João de Abreu Castelo Branco, concedeu aos irmãos portugueses Manuel Fernandes Breves e ngelo Fernandes Breves, uma sesmaria contendo duas léguas de frente por uma de fundo, localizada às proximidades do rio Parauhaú, doação confirmada pelo rei de Portugal em 30 de março de 1740. A partir daí o lugar passou a ser chamado de engenho dos Breves ou lugar dos Breves. Hoje o município de Breves, também é formado pelos distritos de Antônio Lemos, Curumu e São Miguel dos Macacos.

A economia do município de Breves está alicerçada no extrativismo, com destaque para o açaí, madeira, comércio e pescado. Numa das regiões mais belas da Amazônia, famílias inteiras vivem da extração de açaí nativo. A cadeia produtiva do açaí envolve extrativistas, produtores, intermediários, indústrias de beneficiamento e batedores artesanais. Em Breves a população consumidora do vinho conta com pontos de venda em todos os bairros.

A pesca artesanal é outro setor que fomenta a economia em Breves. São cerca de 3 mil pescadores espalhados pelos afluentes do rio Amazonas. A atividade artesanal também tem forte produção na cidade. Os artistas locais produzem peneiras, cestas, paneiros, tipiti, matapi e vários objetos a partir do uso de cipós, talas de madeira, palha e barro. A homenagem a Nossa Senhora de Santana, padroeira da cidade, é realizada há mais de 100 anos. A festa ocorre sempre no mês de julho.

A festividade é encerrada com a realização de uma procissão que percorre as principais ruas da cidade de Breves. Na culinária, os principais pratos típicos são produzidos a partir do camarão, boi, búfalo, peixes, caças e açaí entre outros. Na cidade de Breves um dos pontos turísticos é a igreja matriz que teve as obras iniciadas em 1861. Outro ponto de interesse turístico são as ruínas da fabrica de borracha corcovado.

Breves está em uma área bastante privilegiada do Marajó com muitos rios, furos, canais estreitos, igarapés e pequenas ilhas. Na estrada de Breves para o Arapijó fica o balneário fluvial Marajó, muito frequentado pela comunidade local e visitantes, durante o verão.
WhatsApp