Expedição Amazônia+ Concórdia do Pará 

Nossa Expedição chega ao Nordeste Paraense, Região conhecida como Vale do Acará, desta vez vamos explorar o município que surgiu em 10 de maio de 1988.Aportamos em Concórdia do Pará.

Distante de 130 km da capital paraense, a cidade de Concórdia do Pará teve seu processo de ocupação ligado à extração de madeira por volta de 1960. Época que surge o primeiro núcleo populacional às margens das rodovias PA-152 e PA-140. O cultivo de pimenta do reino e mandioca para a fabricação de farinha d’água, foram as primeiras atividades agrícolas. O desenvolvimento destas atividades, somado com a ligação dos municípios de Bujarú, Acará, Mãe do Rio, São Domingos do Capim e Tomé-Açu foram fundamentais para o crescimento da então Vila Concórdia.

Em 1998, no Governo do senhor Hélio da Mota Gueiros, o Estado do Pará teve a sua divisão territorial alterada. Na ocasião foram criados 18 novos municípios, entre os quais Concórdia do Pará. O município de Concórdia do Pará pertence à Microrregião de Tomé Açu, possui hoje uma população que se aproxima dos 33 mil habitantes. O município é formado por 97 comunidades rurais, possui uma área territorial com mais de 690,947 km² . Depois de passar pelos ciclos da madeira e da pimenta do reino, Concórdia do Pará aposta na diversificação da agricultura para se tornar mais uma opção do agronegócio paraense. O Sistema Agroflorestal que permite o plantio e criação de animais é praticado em diversas propriedades rurais da região. E a produção de dendê em terras Concordienses, também é geradora de emprego e renda ao município. Em Concórdia do Pará a palmeira é cultivada em pequena e grande escala, empresas e produtores familiares buscam no cultivo da planta, alternativas econômicas.

Além de ser uma espécie de confraternização dos produtores rurais, a cavalgada também é considerada uma mistura de religião, esporte e aventura. É preciso se vestir a caráter para cavalgar; bota, chapéu, calça, cinto e blusa de comitiva. Os animais também recebem um tratamento especial. O calendário cultural de Concórdia do Pará se estende durante os doze meses do ano. Eventos tradicionais com grande movimentação popular, que além de fomentar a economia municipal, também atraem pessoas da capital e de outros municípios paraenses. Em Concórdia do Pará, Católicos e Evangélicos se unem em busca de uma sociedade fraterna e com amor a Cristo. A Igreja Católica reúne fiéis e devotos em homenagens à Nossa Senhora de Nazaré e São Pedro, Padroeiro da cidade.

Com uma ampla extensão territorial, Concórdia do Pará dispõe de belíssimos igarapés em quase todas as Comunidades. Além de serem ótimas opções turísticas, os balneários da região proporcionam lazer e diversão a moradores e visitantes. Os mais frequentados são: Ximenes, Destaque, São Lucas e outros.
A culinária Concordiense também recebeu a influência da cozinha nordestina. Os restaurantes da cidade oferecem um cardápio que vai da galinha caipira até a tradicional panelada bovina.
WhatsApp