Nosso destino se faz em Tailândia, município que no passado teve metade de sua área desmatada mas hoje passa a ser exemplo de sustentabilidade, impulsiona o agronegócio, gera oportunidades, movimenta o turismo e a economia da região.
A cidade apesar de jovem apresenta uma identidade cultural diversificada, pois foi constituída por famílias originárias de várias regiões do país. Essas características refletem em suas variadas tradições e manifestações culturais. Acompanhe essa jornada!
O município de Tailândia foi colonizado a partir da abertura da PA 150, nos anos 70. Fruto de uma constante disputa de terras por grileiros e posseiros que fez com que o governador da época, Alacid Nunes, atendesse os apelos de moradores enviando técnicos para organizar o assentamento de terras e com isso evitas conflitos armados. O crescimento urbano do povoado foi inevitável o que fez com que finalmente em Maio de 1988 a lei 5.452 oficializasse a criação do município que foi desmembrado da área que até então pertencia a cidade de Acará, parte de um conjunto de leis que alterou a divisão territorial do Pará, com a criação de 18 novos municípios. Atualmente as indústrias madeireiras que restaram no município após a operação arco de fogo adequaram-se às leis ambientais, investindo em projetos sustentáveis que geram desenvolvimento, emprego e renda através de ações economicamente viáveis. A exploração agrícola também se sobressai no município hoje em dia, pequenos e médios produtores realizam investimentos no cultivo de arroz, milho, dendê e soja. Dentre as opções de plantio acima citadas o dendê é o maior aliado da economia tailandense, sendo bastante explorado por conta da produção de biodiesel. A cidade também instalou a primeira fábrica de beneficiamento de castanha de caju no Pará, que conta com uma cota de 200 toneladas anualmente. A pecuária é outro segmento que movimenta significativamente o fluxo econômico da região, as fazendas da região contam com rebanhos de espécies mestiças, bubalinas e zebuínas que provêem a movimentação da cadeia produtiva do leite e da carne. Apesar de muito nova a população tailandense tem tradição fortemente religiosa, comemorando o dia do seu santo padroeiro São Francisco de Assis todo dia 4 de outubro de cada ano com uma procissão que percorre as ruas da cidade em ato de fé e devoção. Sua identidade cultural do município tem influência diversificada, por conta das famílias de várias regiões do país que se instalaram no local, prova disso é a cavalgada que registra a evolução da atividade agropecuária na região e pode ser considerada ponto de partida para a EXPOTAI, exposição que acontece sempre no mês de setembro e é um dos maiores eventos da região. Tailândia também incentiva o esporte local com a tradicional “trilha da fumaça”, rally que diverte os adeptos da radicalidade e atrai pessoas de vários municípios. A busca por adrenalina dos participantes com seus carros 4×4, motos e quadriciclos é tão tradicional quanto os outros eventos nessa cidade. Apesar de Tailândia não ter um mercado turístico forte, a cidade costuma atrair pessoas de todo o estado com seus eventos e festejos. Quem busca por uma boa dose de diversão encontrará nas épocas de maior movimento uma cidade animada e receptiva, que encanta com seus costumes. A cidade recebe ainda pessoas que se interessam pela intensa movimentação econômica local.