O governo Helder Barbalho está construindo dezenas de Usinas da Paz, grandes estruturas em bairros carentes para a promoção da cidadania na valorização da saúde, educação, cultura, formação profissional, inclusão digital, microcrédito e empreendedorismo. Evidente que os esportes, como a natação e o futebol não foram esquecidos, atraindo a população jovem para o convívio em sociedade, evitando que ela venha delinquir ou ser cooptada pelo tráfico de drogas.
Está provado, através de estatística, que as Usinas fazem diminuir a violência nos bairros, aproximam as famílias, abrem chances no mercado de trabalho e criam na comunidade uma sensação de pertencimento.
A empresa Vale constrói as estruturas em comum acordo com o governador HB abatendo do imposto sobre minério retirado do Pará, que antes não era pago, valendo-se da famigerada Lei Kandir, que penalizava os estados produtores de minério.
O governo tem um custo considerável na manutenção dos serviços, cursos e atendimento médico/ odontológico. Porém vale cada tostão investido em ações preventivas e sociais que trazem auto estima às comunidades, abre novas perspectivas aos jovens e vai transformando a sociedade para melhor.