Presidente da Petrobras quer a autossuficiência petrolífera

POR PEDRO MEDINA
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou, em entrevista, que a empresa tem buscado contribuir com a autossuficiência de petróleo no país, e que tem investido no aumento da produção de diesel, com novas refinarias e otimizando as já existentes, com 97% da capacidade instalada em funcionamento.
Magda informou que a empresa vai investir mais de cem bilhões de dólares nos próximos cinco anos na produção de petróleo, gás e no refino dos combustíveis, mantendo o Brasil autossuficiente até 2035. Mas para isso precisa expandir suas reservas, principalmente na margem equatorial, que deverá render bilhões de barris de petróleo.

“A produção beneficiará a população do Estado do Amapá, e também da ilha do Marajó, e não representa ameaça como tem sido divulgado”, assegurou Magda. Ela comparou aos poços do pré-sal do Rio de Janeiro, que ficam muito mais próximos da praia de Copacabana, que o futuro poço da costa do Amapá.
O Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que todos os esclarecimentos solicitados pelo Ibama já foram respondidos e aguardam sua aprovação.
“Estamos em processo de transição energética, temos a melhor matriz elétrica do mundo, o melhor biocombustível. Precisamos garantir a previsibilidade e a segurança jurídica”, arremata o ministro.

Segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o mundo tem consumido cerca de 100 bilhões de barris por dia (bpd), com tendência à alta de mais três milhões de barris ao dia em 2025.
Imagens: Reprodução