Prefeitura de Breves, no Marajó, segue com a saúde do município em prioridade

O município de Breves está promovendo avanços significativos na saúde pública. É o primeiro município do Pará a implementar o Projeto Marco, voltado para o rastreamento do câncer de colo de útero em diferentes estágios. Este projeto, que atende mulheres de 30 a 49 anos, é uma iniciativa da Fiocruz, em colaboração com a Prefeitura de Breves, a deputada Andréia Xarão, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e instituições dos Estados Unidos.

Os atendimentos estão ocorrendo até amanhã, 31 de janeiro, no Centro Comunitário Elcione Barbalho, a partir das 7h30. Hoje, também estão sendo realizados na UBS Riacho Doce, e amanhã, na UBS Bandeirantes, no mesmo horário.
As participantes realizam a autocoleta e recebem o resultado no mesmo dia. Caso o teste para HPV seja positivo, o tratamento é iniciado imediatamente, seja por meio de medicação ou procedimentos adequados.

É importante destacar que esse exame não está disponível na rede do SUS, o que realça a relevância da parceria estabelecida, visando melhorar a qualidade de vida das mulheres em Breves.
Fotos: Divulgação
