“Soure: A Nova Capital Turística do Marajó”

Por REGINALDO RAMOS
R3 Comunicação
O Hotel Marajó, localizado no coração de Soure, parte oriental do arquipélago Marajoara, foi o cenário do lançamento do slogan “Soure: a Capital Turística do Marajó”. Esta iniciativa, promovida pelo Sebrae, no Pará, visa impulsionar o desenvolvimento do arquipélago, com ênfase no empreendedorismo e nas vocações locais. O slogan também se torna uma marca turística de Soure, um dos principais municípios da região, que pretende posicionar-se como uma via importante do turismo e suas atrações.
Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae-PA, em uma entrevista exclusiva ao portal amazoniamais.tv.br, ressaltou que a instituição tem trabalhado no Marajó por meio de programas como “Parlamento Mais Empreendedor” e “Territórios Empreendedores”. Essas iniciativas têm como objetivo fortalecer pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico sustentável na região. Além disso, o Sebrae tem apoiado o Polo de Moda do Marajó, buscando desenvolver a produção artesanal local e integrar elementos da cultura marajoara, ao mesmo tempo em que fomenta a mentalidade empreendedora da área.
Renata Rodrigues, Gerente do Sebrae-Marajó Campos, explicou ao Portal amazoniamais.tv.br que o Sebrae-Marajó entregou o guia turístico digital, o que só foi possível por causa da parceria do município, por meio de sua secretaria de Turismo com o órgão. Para ela, hoje é um dia histórico para o Marajó e para Soure que agora tem a sua marca turística.
Odete Freitas, consultora de turismo do Sebrae, expressou sua satisfação, já que a marca apresentará a identidade do município a nível nacional.
Paulo Vitor, prefeito de Soure, participou do evento e destacou o slogan “Soure a Capital Turística do Marajó”, no contexto das ações do Sebrae-PA, como uma forma de mostrar o esforço coletivo para explorar o potencial empreendedor da região, valorizando suas singularidades e promovendo o desenvolvimento sustentável do município.
Josi Lima, presidente do Conselho de Turismo de Soure, disse que a iniciativa do Sebrae é brilhante, tendo em vista que a identidade digital irá desenvolver mais e mais o setor na cidade que se destaca e deponta como polo turístico na região do Marajó.
A empresária Simone Pereira, proprietária do hotel Marajó, anfitriã do evento, parabenizou o Sebrae e a todos que participaram do movimento de construção do guia turístico digital e do slogan que oficializa Soure como a “Capital Turística do Marajó”.
Em entrevista ao Portal amazoniamais.tv.br, afirmou que o Slogan não só vai marcar data histórica como também vai oficializar a identidade turística do município expondo as informações de tudo que identifica as riquezas e as diversidades culturais da região.
Para o vice-prefeito de Soure, Tobias Gonçalves, Soure tem, além dos seus encantos, a maior produção de búfalos de todo o arquipélago do Marajó. “Aqui tem mais búfalo do que pessoas”, brincou. E destacou o ecossistema doce e salgado presentes num único local, o que destaca Soure na região do Arari.
Por fim, o secretário de Turismo de Soure, Júlio Neto, disse que assim como o Sebrae é parceiro do Governo do Estado, também é parceiro da Prefeitura Municipal de Soure e que ele acredita muito nessa parceria. Destacou que o turismo local já é muito forte, mas que há sempre a necessidade de ideias revolucionárias, o que veio a calhar na parceria com o Sebrae.
Vídeos e foto: R3 Comunicação/Edição de vídeos e fotos: Brenda Ramos/Edição final: Roberto Barbosa