A arte, a culinária e a cultura da mandioca reunidas em expo em shopping da capital paraense

 A arte, a culinária e a cultura da mandioca reunidas em expo em shopping da capital paraense

Desde o dia 17 de maio, o Shopping Castanheira é palco de uma imersão cultural e sensorial com a exposição do Museu da Mandioca da Amazônia, que segue aberta ao público até o dia 08 de junho de 2025, sempre no horário de 12h às 20h. Idealizado há cinco anos pelos professores Antonio de Pádua Freitas, Sigla Regina Freitas e o filho Augusto César Freitas, o Museu da Mandioca nasceu do profundo vínculo da família com a comunidade quilombola do Espírito Santo do Itá, localizada no município de Santa Izabel do Pará, região metropolitana de Belém.

Essa comunidade mantém uma rica tradição no cultivo e processamento da mandioca, produzindo farinha, goma, tucupi e uma variada gastronomia típica que tem o ingrediente como base.

O museu teve sua primeira exposição há dois anos e iniciou sua trajetória de forma itinerante, percorrendo escolas, instituições e festivais culturais.

Hoje, o museu está sediado na própria comunidade do Espírito Santo do Itá, onde continua desenvolvendo ações educativas e de valorização da cultura alimentar amazônica.

A exposição no Shopping Castanheira é fruto do apoio da professora Rosa Arraes, curadora da mostra, e conta com o patrocínio do próprio shopping, em parceria com a Prefeitura de Santa Izabel do Pará, o Instituto Paulo Martins e a empresa ACC – Amazon Connection Carbon.

Durante a semana, o espaço expositivo recebe alunos e visitantes interessados em conhecer o ciclo completo da mandioca – do plantio ao prato –, valorizando saberes tradicionais, utensílios históricos, fotografias, registros de pesquisa e muito mais. Já nos finais de semana, os visitantes têm a oportunidade de interagir diretamente com os produtores da comunidade, que trazem para o shopping seus produtos derivados da mandioca e pratos típicos da culinária local.

A exposição é uma oportunidade única de conhecer e valorizar uma das maiores riquezas da Amazônia e, em especial, do Pará: a mandioca. Um alimento ancestral, símbolo da resistência, resiliência cultural e do protagonismo das comunidades tradicionais da região.

Serviço:

Exposição do Museu da Mandioca da Amazônia

Local: Shopping Castanheira

Período: 17 de maio a 08 de junho de 2025

Horário: 12h às 20h

Entrada gratuita.

Fotos: R3 Comunicação/Divulgação

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp