China firma acordo para comprar 1,5 milhão de toneladas de soja brasileira certificada

Um acordo de cooperação estratégica para o fornecimento de 1,5 milhão de toneladas de soja certificada como sustentável do Brasil para a China foi assinado pela Cofco International, a China Mengniu Dairy e a Sheng Mu Organic Dairy no domingo (020225). O acordo foi assinado no porto de Santos, interior paulista.
A Mengniu, uma das maiores produtoras de leite do mundo, juntamente com a Sheng Mu, pretendem receber esses volumes sob um sistema de cadeia de custódia de balanço de massa entre 2025 e 2030, intermediado pela Cofco.

“Este acordo reflete a crescente demanda da China por commodities sustentáveis – beneficiando o setor agrícola brasileiro e seus produtores”, afirmou Luiz Noto, CEO da Cofco International Brasil.
“O Brasil tem avançado significativamente em sustentabilidade, e acordos como este reforçam essas iniciativas ao mesmo tempo em que criam novas oportunidades para os produtores.”
A cooperação assinada no domingo dá continuidade a embarques anteriores para a China, desenvolvidos no âmbito da Green Value Chain Taskforce (Grupo de Trabalho de Cadeia de Valor Verde, em tradução livre) – uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial.

De acordo com Noto, a Cofco International está comprometida em eliminar o desmatamento de suas cadeias globais de suprimento de soja e milho até este ano de 2025.
Apesar da assinatura do acordo, não foi informado de quais centros produtores vai sair essa soja, mas aqui vale ressaltar que o Agronegócio Paraense tem investido bastante nas plantações de soja. Não vai demorar e o Pará poderá se transformar num dos maiores produtores exportadores de soja do Brasil.
Fotos: Reprodução/R3 Comunicação