Derrocamento do Pedral do Lourenço tem data para começar

 Derrocamento do Pedral do Lourenço tem data para começar

POR PEDRO MEDINA

Após anos de muitas idas e vindas, as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, poderão iniciar nos primeiros meses de 2025, informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra exigirá a retirada de pedras em 30 quilômetros do rio e poderá afetar a vida dos pescadores, pequenos produtores rurais e da própria biodiversidade, razão pela qual o projeto está paralisado há tantos anos.

Por outro lado, a junção dos rios Tocantins e Araguaia, será um corredor natural para o transporte de commodities como grãos e minérios, até Vila do Conde, barateando o frete e alavancando o projeto Arco Norte, que pretende fazer do Pará um dos grandes estados exportadores.

E as duas eclusas de Tucuruí, cada uma com 220 metros de comprimento e 33 de largura, que foram inauguradas em 2010, passaram por inspeção do DNIT e estão aptas a receber comboios de balsas com produtos para exportação.

Com isso, a Ferrogrão, ferrovia projetada de Sinop, no Mato Grosso até Itaituba, que avança em área de preservação ambiental, deverá dormir nas gavetas por mais alguns anos. O Pará deverá exportar cerca de 20 bilhões de dólares em minério de ferro (81%), carne e soja, além de outros produtos, muito menos que o porto de Itaqui, no Maranhão, por onde sai grande parte do minério e ferro para a Asia e Europa.

Foto: Divulgação

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp