Imprensa nacional desabona Belém como sede da COP 30

POR PEDRO MEDINA
R3 Comunicação
Muitas notícias veiculadas através de diversos meios de comunicação em todo Brasil, desdenham da realização da Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em Belém, no mês de novembro, alegando que o evento estaria rodeado de perigos e incertezas. As notícias negativas insistem em inverdades como a falta de infraestrutura, impactos ambientais e sociais, o baixo índice de saneamento básico e até de queimadas e desmatamentos no entorno da capital, totalmente fora da realidade, Fake News pura.
Essas inverdades demonstram uma certa orquestração de grupos poderosos dirigida a riscar Belém do mapa da COP 30 e atrair o evento para o eixo Rio – São Paulo.
Algumas notícias têm a desfaçatez de afirmar que os canteiros de obras na cidade são insalubres e afetam os trabalhadores e a população local, e que poderão acarretar problemas de saúde aos participantes.
A fim de se contrapor a essas falácias, esta coluna e vários comunicadores paraenses, podem afirmar que Belém estará pronta para esse grande desafio que o Pará e o Brasil assumem com a agenda climática em nível mundial, tão importante para o futuro do planeta terra e que muitos avanços serão discutidos e decididos nesta Conferência da Amazônia para o mundo.
Deficiências como hospedagem, transporte urbano, logística e os espaços para receber milhares de pessoas estão sendo solucionadas e todos serão muito bem recebidos pela nossa população sempre amiga e cordial.
Afinal, todo ano recebemos em Belém cerca de cem mil turistas que vêm para os festejos do Círio de Nazaré e todos retornam exultantes com o tratamento recebido aqui.
Governos Federal e Estadual, além da Prefeitura de Belém e empresários de vários setores, estão envidando todos os esforços para mostrar a verdadeira Amazônia aos mais de 50 mil presentes com suas peculiaridades, suas riquezas históricas, culturais e naturais, e sua gente alegre, amiga, acolhedora, companheira.
Vamos, portanto, todos unidos, realizar uma COP da maior qualidade, para mostrar ao mundo a grandeza da Amazônia e de seu povo, soberano e protetor da natureza. Assim, estaremos mostrando a cara de pau, a injustiça e o desserviço prestado por órgãos de comunicação comprometidos com notícias falsas.