MDB e partidos coligados conquistam boa parte do Marajó nas urnas

POR PEDRO MEDINA
O MDB e partidos coligados como o PSD e PP elegeram onze prefeitos no Marajó. Dentre os prefeitos do Marajó que vão permanecer no cargo destaca-se o prefeito de Portel, Paulo Ferreira, com 68%, Cleber e Clebinho, pai e filho em Curralinho e Bagre, com 67% e 65%, respectivamente;
Xarão Leão, no município de Breves, com 60%, contra o deputado estadual Luth Rebelo, e Paulo Vitor, em Soure, com 58%, que obtiveram vitórias mais expressivas.
Além do governador e de seu irmão, o ministro Jáder Filho, há de se ressaltar a presença da deputada estadual Andrea Xarão, esposa do candidato eleito pela quarta vez prefeito de Breves, e
do deputado Iran Lima, líder do governo na Alepa e pai do prefeito eleito de Soure, Paulo Vitor, vencendo o PT do candidato Nic Júnior, que perdeu por quase 3 mil votos de diferença.
Iran Lima percorreu vários municípios do Marajó e, em Soure, contou com o apoio importante do prefeito Guto Gouvêa, que é seu sobrinho e primo do candidato eleito. A primeira dama de Soure, Clara Lobato, conseguiu conquistar votos das classes que costumam votar no PT, graças ao seu eficiente trabalho à frente da Ação Social.
O candidato do MDB de Salvaterra, Valentin Oliveira, venceu o atual prefeito, seu Carlos, que tentava a reeleição e em Cachoeira do Arari, a vitória foi do emedebista Jaime Barbosa, mas a eleição está sub júdice.
Os prefeitos eleitos reconhecem que os grandes investimentos em infraestrutura como asfalto nas cidades, pontes, rodovias e terminais hidroviários, além de programas sociais federais e estaduais, redundaram na confiança do eleitor que respondeu nas urnas pela continuidade das administrações. Afinal, time que está ganhando não se muda.