Ministro Celso Sabino realiza Visita Técnica em Belém para inspecionar obras para a Cop-30 e para participar da formatura de 242 estudantes do 1º ciclo de cursos da Escola Nacional de Turismo

 Ministro Celso Sabino realiza Visita Técnica em Belém para inspecionar obras para a Cop-30 e para participar da formatura de 242 estudantes do 1º ciclo de cursos da Escola Nacional de Turismo

POR REGINALDO RAMOS-R3COMUNICAÇÃO

O ministro do Turismo, Celso Sabino, realizou nesta quinta-feira, 20, uma visita técnica em Belém, acompanhado por uma equipe do Ministério do Turismo, representantes da prefeitura, do governo do estado do Pará e de entidades privadas. O objetivo da visita foi avaliar locais para a instalação da Casa Brasil Belém 2025, um projeto estratégico em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.

Durante a visita, a equipe inspecionou a Praça Dorothy Stang, próxima ao Parque da Cidade, que abrigará parte das atividades da COP 30. A Casa Brasil será um espaço dedicado à convivência e ao aprendizado, onde a sociedade civil poderá discutir temas relevantes, como florestas tropicais e mudanças climáticas. 

Em entrevista ao Portal Amazônia+TV, o ministro revelou que a Casa Brasil terá dois locais: um na Praça Dorothy Stang e outro no Portal da Amazônia, às margens da baía do Guajará. No Portal da Amazônia, uma passarela conectará o espaço a uma ilha destinada a eventos, palestras e reuniões, servindo também para o embarque e desembarque de autoridades e do público.

Celso Sabino destacou que a COP 30 será uma oportunidade única para quem busca trabalho e para quem busca discutir questões cruciais, como agricultura, infraestrutura, turismo e meio ambiente, além de elevar o potencial econômico, cultural e turístico do Pará. 

A Casa Brasil concentrará áreas para convivência e reuniões, promovendo debates sobre sustentabilidade e turismo responsável. O local também será palco para palestras e exposições que mostrarão o melhor do Pará e do Brasil em turismo sustentável. A Casa Brasil contará, ainda, com um barco movido a hidrogênio, uma demonstração da inovação brasileira em transição energética e combate às mudanças climáticas. 

Ernani Paciornik, representante da empresa responsável pelo barco, explicou que ele produzirá seu próprio combustível a partir de fontes renováveis disponíveis na Amazônia, como sol, vento e água.

Marcelo Checon, idealizador do projeto da Casa Brasil em eventos anteriores, enfatizou a importância do espaço na COP 30, destacando que ele receberá turistas, público e líderes globais, com paineis e ativações de patrocinadores. O governo federal reafirma seu compromisso em promover a Amazônia como um destino turístico relevante internacionalmente, com a Casa Brasil servindo como um ponto de encontro para discussões entre líderes globais e representantes da sociedade civil.

Durante a tarde, o ministro Celso Sabino participou da formatura de 242 alunos do 1º ciclo de cursos da Escola Nacional de Turismo, realizada no Teatro Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Na ocasião, ele reiterou o compromisso com o desenvolvimento do setor turístico na Amazônia, enfatizando a importância da formação e qualificação de mão-de-obra para atender às demandas da COP 30. 

Priscila Farias, coordenadora da Escola Nacional de Turismo, avaliou de forma positiva a iniciativa do governo federal em proporcionar investimentos para a qualificação de pessoas para trabalhar com o turismo na Amazônia paraense. 

Em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), foram oferecidas 4,7 mil vagas gratuitas, resultando na formação de 212 alunos em áreas como hospedagem, educação ambiental e organização de eventos. Esses esforços já se refletem na formalização do setor turístico, com um aumento de 27% no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no Pará em 2024. 

Maria Eduarda, uma das alunas contemplada com curso, disse que a formação é uma oportunidade para muitos que buscam ingressar no mercado de trabalho, principalmente para o setor turístico.

Já a aluna Tatiana Santos, informou ao jornalista Reginaldo Ramos, do Portal Amazônia+TV, que agora tem seu sonho realizado, a formação abrirá portas e consequentemente o novo emprego, desta vez na área onde ela sempre buscou trabalhar. 

Vídeos e foto: R3 Comunicação

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp