Projeto Forte Mais Gestão fortalece agricultura familiar com regularização e capacitação no oeste do Pará

O Projeto Forte Mais Gestão, desenvolvido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Santarém, no Oeste do Pará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), avança em suas primeiras ações para impulsionar a agricultura familiar no Baixo Amazonas.
A iniciativa conduzida no âmbito da Incubadora Tecnológica de Cooperativismo e Empreendimentos Solidários (INTECOOPES), visa fortalecer as atividades da agricultura familiar desses espaços e assim promover a sustentabilidade econômica e contribuir para a segurança nutricional da população.
Nos primeiros meses, a equipe organizou visitas técnicas para fazer levantamento das necessidades das Associações, cooperativas e agroindústrias localizadas em Santarém, Óbidos, Alenquer, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Placas, Rurópolis e Uruará.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Carmem Leal, já foram realizadas análises críticas dos relatórios enviados pelas associações atendidas, enquanto os diagnósticos das cooperativas estão em fase final. “Essa análise crítica é importante porque a gente vai definir as ações para a próxima etapa, que é a etapa de devolutiva e de planejamento já de trabalho para os empreendimentos,”explica.
Entre os principais desafios identificados, destaca-se a ausência das CAFs (Cadastro da Agricultura Familiar): 70% do público atendido ainda não possui o documento. Para enfrentar essa realidade, o projeto articulou parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e vai realizar, na primeira semana de julho, ações de sensibilização e orientação para emissão das CAFs, promovendo a regularização dos empreendimentos.
O diagnóstico revelou ainda a necessidade de capacitações em diversas áreas da gestão como: administração financeira, gestão administrativa e gestão de marcas. Essas ações são fundamentais para que os agricultores familiares possam acessar políticas públicas e mercados institucionais, objetivos centrais do Programa Mais Gestão.
Outro marco importante para o projeto foi a aprovação do estatuto do Fórum de Economia Solidária do Baixo Amazonas, no dia 13 de junho. Carmen destaca que esse avanço fortalece a articulação regional em torno da economia solidária: “Para nós, da incubadora de empreendimentos, foi um divisor de águas. A aprovação do estatuto amplia nosso espaço de fala e mostra os resultados que estamos alcançando junto aos empreendimentos”.
O projeto também envolve estudantes bolsistas do IFPA, que recebem formação prática para atuar como futuros agentes de desenvolvimento local. “Com o aporte de recursos do MDA, conseguimos ressurgir como uma fênix das cinzas e oferecer formação de qualidade, preparando nossos jovens para contribuir com o desenvolvimento do Baixo Amazonas e, quem sabe, de outras regiões do país”, conclui a coordenadora.
A primeira etapa do projeto consistiu na visita técnica aos vinte e um empreendimentos, e a partir das análises de relatórios, segue para a parte devolutiva e planejamento de trabalho.
Conheça os empreendimentos:
Associação dos Agricultores e Extrativistas do Ramal São Pedro (Óbidos)
Associação dos Povos Indígenas Trombetas-Mapuera/Apitma (Oriximiná)
Associação dos Moradores Do Bairro Da Perola Do Maicá (Santarém)
Associação dos Produtores Rurais De Santarém
Associação De Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém (AMTR)
Associação Comunitária dos Criadores e Trabalhadores Rurais Agroextrativistas Da Comunidade De Alto Jari (Santarém)
Associação dos Agricultores da Vila Camburão (Alenquer)
Associação das Mulheres Agricultoras Familiares, Do Município De Mojuí Dos Campos (Flores Do Campo)
Associação Comunitária Panorama (Placas)
Associação Tapajós Orgânicos (Santarém)
Agroindústria Samaúma (Santarém)
Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativista do Oeste do Pará/ACOSPER (Santarém)
Cooperativa Da Agricultura Familiar De Mojuí Dos Campos /Coofam (Mojuí Dos Campos)
Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Para – Ccampo
Cooperativa Dos Produtores Da Agricultura Familiar De Santarém – Coopafs
Cooperativa de Trabalho dos Produtores da Agricultura Familiar de Rurópolis
Cooperativa de Mulheres Dom Oscar Romero Agroindustria – Comdoru Fruits (Uruará)
Cooperativa de Turismo e Artesanato Da Floresta/Turiarte (Santarém)
Cooperativa Dos Produtores Da Agricultura Familiar Da Comunidade Boa Esperança – (Coopboa)
Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós – Coomaplas
Cooperativa de Pescadores e Produtores Rurais Da Região do Urucurituba – (Várzea De Santarém)
Fotos: Divulgação
