V Mostra de Teatro Nilza Maria reúne cinco espetáculos para todos os públicos no Theatro da Paz

 V Mostra de Teatro Nilza Maria reúne cinco espetáculos para todos os públicos no Theatro da Paz

No período de 19 a 22 de junho acontece a V Mostra de Teatro Nilza Maria, no Theatro da Paz, com cinco montagens de grupos teatrais para celebrar a produção das artes cênicas no Pará, com entrada franca. Em 2025, a iniciativa faz uma homenagem ao ator, jornalista e roteirista Mário Alberto Filé, intérprete do personagem “Urubu” no clássico espetáculo “Ver de Ver-O-Peso” e que faleceu em fevereiro deste ano.

A ação é uma iniciativa do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Theatro da Paz com o objetivo de democratizar o acesso à cultura. De acordo com Edyr Augusto Proença, diretor do Theatro da Paz, a programação é uma oportunidade de celebrar o teatro paraense e homenagear grandes nomes das artes cênicas, como a atriz paraense Nilza Maria, que dá nome à mostra.

“Abrimos durante uma semana inteira o Theatro da Paz apenas para o teatro paraense. É uma festa para o povo do Pará assistir às produções que são feitas aqui em Belém, e em outros municípios do Estado. Este ano, vamos fazer uma homenagem ao nosso amigo Mário Filé, grande ator e que foi muito marcante no espetáculo Ver de Ver-O- Peso”, destaca  o diretor.

Esta edição apresenta cinco espetáculos de grupos de teatro paraenses com diferentes temas e linguagens, selecionados pela curadoria do Theatro da Paz, como explica Edyr. “Nós tivemos uma curadoria muito boa da produção do Theatro, convidando esses espetáculos para se apresentarem aqui. Há desde montagens feitas pela Escola de Teatro da UFPA a grupos teatrais, como o Grupo Experiência”.

A programação inicia no dia 19 (quinta-feira), às 20h, com o espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça”, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, com direção de Karine Jansen e Larissa Latif, e conta a história do poeta popular Joaquim Simão, na luta por sobrevivência à pobreza do sertão sem se deixar escravizar por nenhum patrão e sem abrir mão da poesia. É um dos textos mais conhecidos do dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna.

No dia 20 (sexta-feira), também às 20h, o Grupo Usina apresenta a montagem “Solo de Marajó”, que reúne pequenas histórias extraídas do romance “Marajó”, do autor Dalcídio Jurandir, publicado em 1947. Já no dia 21 (sábado), às 20h, o Grupo Experiência apresenta o clássico espetáculo “Ver de Ver-O-Peso”.

Para Yeyé Porto, atriz e produtora da montagem “Ver de Ver-O-Peso”, é uma honra participar de mais uma edição da Mostra Nilza Maria, que leva o nome da atriz que atuou por muitos anos no grupo. E desta vez ainda é mais especial com a homenagem ao ator Mário Filé. “Para o Grupo Experiência é muito emocionante que a Mostra preste esta homenagem ao Mário Filé, nosso urubu. Ele foi um grande ator, deu uma grande contribuição para o teatro paraense e merece esta homenagem. Nós também nos sentimos homenageados, quando vemos que a Mostra Nilza Maria homenageia o ator que faz parte do nosso espetáculo, do nosso grupo”, conclui.

O último dia da Mostra (22) é voltado para o público infantil com a exibição das montagens “Pinóquio”, do grupo In Bust Teatro com Bonecos, às 11h e “O Menor Espetáculo da Terra”, dos Palhaços Trovadores, às 18h. Este último mostra a beleza do universo do circo, sua estrutura e seus artistas, a partir da junção das linguagens artísticas: a arte da palhaçaria e a arte dos bonecos.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 9h do dia do espetáculo pelo site ticketfacil.com ou 2 horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro da Paz.

Serviço:

V Mostra de Teatro Nilza Maria

Período: 19 a 22 de junho

Local: Theatro da Paz

 Programação

19/06, 20h – “A Farsa da Boa Preguiça” – Escola de Teatro e Dança da UFPA

20/06, 20h – “Solo de Marajó” – Grupo Usina

21/06, 20h – “Ver de Ver-O-Peso” – Grupo Experiência

22/06, 11h – “Pinóquio” – In Bust Teatro com Bonecos

22/06, 18h – “O Menor Espetáculo da Terra” – Palhaços Trovadores

Entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 9h do dia do espetáculo pelo site ticketfacil.com ou 2 horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro da Paz.

Foto: Divulgação

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp