Ministro Jader Filho recebe Medalha do Mérito Industrial em Reconhecimento ao seu trabalho na Habitação e Construção Civil

 Ministro Jader Filho recebe Medalha do Mérito Industrial em Reconhecimento ao seu trabalho na Habitação e Construção Civil

O ministro das Cidades, Jader Filho, foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial Simão Miguel Bitar, a mais alta honraria da indústria paraense, na noite de ontem, sexta-feira, 23. A cerimônia, promovida pelo Sistema Fiepa, ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Pará e contou com a presença de autoridades e líderes empresariais.

A cerimônia contou com as presenças do senador Jader Barbalho, do deputados estadual Iran Lima, líder do governo na Assembleia Legislativa e que, na ocasião, representava o deputado Chicão, presidente da ALEPA; e a deputada federal, Elcione Barbalho, o presidente do Sebrae-Pa, Rubens Magno, os comandantes das forças armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, entre outas autoridades.

Durante seu discurso, o presidente do Sistema Fiepa, Alex Carvalho, destacou que a homenagem ao ministro Jader Filho reflete o reconhecimento pelo trabalho realizado à frente do Ministério, especialmente no combate ao déficit habitacional e na dinamização da construção civil, um setor que movimenta mais de 95 segmentos da economia nacional e gera empregos diretos e indiretos, além de renda para milhões de pessoas em todo o Brasil, mas, especialmente, no Estado do Pará, onde estão alocadas verbas da ordem de 7,2 bilhões de reais investidos em todos os 144 municípios paraenses, divididos nos Programa Minha Casa Minha Vida e obras de infraestrutura e que serão ampliados por meio de parcerias com o governo do Estado, prefeituras e outros setores.

“Jader Filho é uma figura proeminente no cenário empresarial, liderando um grupo que se conecta com diversos setores, incluindo a nossa indústria. Ao assumir o cargo de ministro, ele trouxe dinamismo e eficiência, comprometendo-se com um objetivo histórico: a redução das desigualdades regionais e sociais”, afirmou Alex Carvalho.

O HOMENAGEADO

O ministro Jader Filho, por sua vez, expressou sua gratidão pela honraria e elogiou a força da indústria paraense, mencionando setores reconhecidos nacional e internacionalmente, como metalurgia e construção civil. Ele revelou que o Ministério das Cidades está investindo R$ 7,2 bilhões no Pará, com contratos ativos em 129 dos 144 municípios. Até 2025, a meta é expandir esses investimentos para todo o Estado, prevendo a construção de mais de 28 mil unidades habitacionais e a entrega de pelo menos 5.320 casas até março de 2026.

Jader Filho disse, emocionado, que iria deixar de lado o discurso previamente elaborado para essa ocasião, e que gostaria de falar de improviso, pois falaria com o coração. Ele também destacou que veio da iniciativa privada, onde aprendeu muito com Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA, e que ele foi um dos únicos da família que preferiu não se meter na política, porém, herdou do pai, o senador Jader Barbalho, e da mãe, a deputada federal Elcione Barbalho, o ímpeto de empreender e de criar, sempre preocupado em fazer o bem às pessoas.

JORNADA COP MAIS

A cerimônia também marcou o início da segunda fase da Jornada COP Mais, um movimento multissetorial que reúne diferentes segmentos da economia paraense para aprimorar processos e serviços em preparação para a Conferência Mundial sobre Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Belém, que acontecerá em novembro. Durante o evento, foram formalizadas parcerias com o Consórcio da Amazônia Legal e setores industriais de outros estados, visando aprofundar ações como fóruns, capacitações e programas de sustentabilidade, além de consolidar uma agenda comum até 2030, focada em sociobioeconomia, transição energética, economia circular, inovação e rastreabilidade das cadeias produtivas da Amazônia.

A HONRARIA

A Medalha do Mérito Industrial, criada em 1979, é concedida pelo Sistema Fiepa a personalidades e instituições que fazem contribuições significativas para o desenvolvimento do estado e da região amazônica. O evento foi prestigiado por parlamentares, como o senador Jader Barbalho (MDB) e o deputado estadual Iran Lima (MDB), além do diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, e outras lideranças das esferas pública e privada.

Reginaldo Ramos e Roberto Barbosa/R3 Comunicação

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp