A COP 30 e sua importância para o planeta
POR PEDRO MEDINA
R3 Comunicação
Este começo de novo ano dispara a contagem regressiva para a realização da Conferência do Clima da ONU, em sua 30º edição, a primeira tendo a Amazônia como sede. Marcada para acontecer de 10 a 21 de novembro, a COP 30, como é chamada, desperta a atenção do mundo por sua relevância na discussão e busca de soluções para a crise climática que se abateu sobre o planeta e tem causado uma série de catástrofes jamais vistas nos últimos séculos.
Como os resultados das COPs anteriores têm sido frustrantes, e o aquecimento global provoca mudanças nos oceanos que repercutem em todos os continentes, espera-se que o clima do evento na Amazônia seja favorável à tomada de decisões mais efetivas, com a liberação de 1,3 trilhões de reais dos países ricos para investimentos em preservação ambiental, estudos abalizados dos oceanos e rios, florestas, e biomas distintos como os mangues, as savanas, e as regiões polares.
Ao mesmo tempo, promover e acelerar os processos de energias renováveis como a eólica, solar, biomassas, e hidrelétricas, aposentando paulatinamente os combustíveis fósseis, o carvão, a turfa, e usinas nucleares, cada vez mais perigosas frente às guerras que pipocam em diversos países.
A Amazônia e seus povos tradicionais devem se somar aos 190 chefes de estados aguardados em Belém para um debate acerca da relevância das florestas no equilíbrio do ecossistema, e também para gerar alimentos, medicamentos, madeira, assim como a criação de animais e a agricultura sustentável.
Belém e região vivenciam um momento histórico de antes e depois da COP. São bilhões de reais em investimentos que transformarão nossa capital em um grande centro de pesquisas, estudos, debates e também de turismo e novas experiências.
Nossa região será vista e apreciada por cerca de 70 mil participantes. Toda a mídia mundial estará voltada para a Amazônia. Nós seremos os anfitriões dessa gente e temos que oferecer o que há de melhor em hospitalidade, serviços, gastronomia, turismo e empatia. Que venha a COP 30, e traga esperanças e resultados para um mundo melhor.
Imagens: R3 Comunicação/Edição de Brenda Ramos