Caranguejo de Soure, no Marajó, sustenta mais de mil famílias

Por Pedro Medina

Segundo levantamento do Instituto Chico Mendes (ICMBio), e a Associação dos Caranguejeiros locais, os manguezais de Soure produzem cerca de 3 milhões de caranguejos por ano, que sustentam mais de mil famílias dependentes do crustáceo para auferir renda.

A maioria desses caranguejos é levada para Belém, porém 30% chegam sem vida e são descartados em  razão do mau acondicionamento. A Associação dos Caranguejeiros, com apoio do ICMBio e da UFPA, pretende adotar uma basqueta apropriada para transportar a preciosa carga, o que deverá diminuir as perdas para 3%,  avalia o presidente da Associação dos Usuários da Resex de Soure, o caranguejeiro, Paulo Torres.

Para agregar valor ao produto, as mulheres dos caranguejeiros irão receber um espaço apropriado para produção da polpa, com equipamentos modernos, higienização  e controle de qualidade garantindo a abertura de mercado em supermercados e frigoríficos.

Para efeito de cálculo, o caranguejo, entre sete e dez centímetros, é comercializado de oitenta centavos a um real e cinquenta. Já o quilo da polpa do crustáceo vale de 60 a 70 reais sem perdas porque ele é retirado do mangue e já processado.

O projeto pretende  comercializar parte do caranguejo para a merenda  escolar de Soure, que adquire praticamente  todo alimento destinado aos  alunos da produção local de peixe, carne, açaí e outras frutas regionais.

TURISMO

O hotel Ilha do Marajó, após anos fechado, será reaberto sob nova direção, do chef de cozinha Delano, de Salvaterra e do jovem empresário do setor da navegação, José Vitor Pereira, do grupo Henvil.

O hotel dispõe de 36 apartamentos, está  localizado na foz do rio Paracauary, piscina com bar molhado e amplo espaço para festa e reuniões. Com o aumento do turismo na ilha, ele vem em boa hora.

ELEIÇÕES

Três nomes são os mais cotados ao cargo de vice-prefeito de Belém na chapa de Igor Normando, candidato do MDB.

A jornalista Úrsula Vidal, o ex-deputado Cássio Andrade e Karla Bengtson, da Igreja Quadrangular. O nome escolhido será conhecido na Convenção do partido no início de agosto, porém a jornalista Úrsula Vidal parece ter saído na frente.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *