Cinco projetos ferroviários terão 100 bilhões de reais em investimentos do governo federal

 Cinco projetos ferroviários terão 100 bilhões de reais em investimentos do governo federal

POR PEDRO MEDINA

Da Redação

Considerado o segundo meio de transporte mais barato, perdendo apenas para o fluvial, as ferrovias receberão cerca de 100 bilhões de reais dentro do Plano Nacional de Ferrovias, anunciado pelo Governo Federal na última semana. Infelizmente, mais uma vez, a dificuldade com o licenciamento ambiental deverá postergar as obras da Ferrogrão, que ligaria o município de Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, em Itaituba, um dos maiores corredores de grãos do chamado Arco Norte.

O Brasil possuía uma imensa rede ferroviária, que foi sendo sucateada, dando espaço ao transporte rodoviário, com a ampliação do modal e o aumento da frota de veículos pesados.

Agora, Governo e empresas ligadas ao agro correm atrás do tempo perdido e projetam ferrovias que irão ligar o Brasil de leste a oeste, de norte a sul e região central, facilitando o escoamento de grãos e minérios para os principais portos do país, como Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, e Maranhão.

A empresa Vale deverá nvestir R$ 17 bilhões no modal ferroviário, assim como empresas estrangeiras, como as chinesas, conforme destacou o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que aprovou a ferrovia de Açailândia, no Maranhão, até o porto de Vila de Conde, onde não haveria maiores danos ambientais por tratar-se de região já desmatada. E já está mais que na hora dessa ferrovia chegar a Barcarena, na região metropolitana de        Belém, prometida e projetada que está há mais de uma década.

A Vale tem ampliado sua ferrovia ligando a região de Parauapebas, passando por Marabá, até o porto de Itaqui, em São Luiz do Maranhão, transportando minérios e passageiros.

Fotos: Divulgação

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