Semas destaca programa de desbloqueio de venda de gado em áreas com restrições

Produzir com regeneração da floresta e restabelecer o acesso de produtores a mercados a partir do compromisso com o meio ambiente. Essas são algumas das principais diretrizes do Programa de Requalificação Comercial implementado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e que teve destaque na programação da feira Siralta Agrotech, em Altamira, no dia 17 de agosto próximo passado.
O programa foi apresentado a produtores rurais durante o painel “Avanços na rastreabilidade e sustentabilidade da pecuária bovina”, que também contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).
“Não temos como falar de produção sem sustentabilidade e nem falar de sustentabilidade sem produção. Elas se complementam. A sustentabilidade e a preservação ambiental aliadas às atividades econômicas aumentam o ganho e trazem desenvolvimento sustentável”, afirmou Indara Aguilar, coordenadora de Conformidade de Cadeias Produtivas e Pecuária Sustentável da Semas.
Indara explicou que o programa é uma boa notícia aos produtores rurais, que voltam imediatamente ao mercado após aderirem à iniciativa.
“Hoje, queremos destacar que estamos trazendo boas notícias para os produtores rurais. Agora, temos um programa para o desbloqueio de venda de gado em propriedades que antes estavam impedidas por ter algum passivo ambiental. Os produtores se comprometem em recuperar a vegetação e voltam imediatamente ao mercado. Isso é um avanço proporcionado dentro do nosso Programa de Integridade e Desenvolvimento, que já está beneficiando as famílias do Pará”, explicou Indara Aguilar.
A iniciativa, lançada oficialmente pelo governador Helder Barbalho, na sexta-feira (16) em Marabá, sudeste do Pará, já garantiu a volta ao mercado de propriedades que juntas, em área, somam 21,6 mil hectares.
De acordo com a Semas, a partir de agora, o programa será apresentado aos produtores rurais de outros municípios do estado, para que eles possam utilizar os sistemas e retornar ao mercado.

IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL

Representante da Adepará, Danilo Brito, médico veterinário da Unidade e desenvolvimento de suporte da Adepará, que também participou do painel, apresentou um eixo do Programa de Integridade que consiste na identificação individual do gado no estado. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento e qualidade do rebanho.
“Vamos identificar o rebanho promovendo a rastreabilidade de uma forma ainda mais abrangente, contribuindo com o desenvolvimento da cadeia, com informações sobre origem e destino. A identificação será autodeclaratória e os produtores terão acesso aos dispositivos de identificação, sendo fornecido o kit de identificação”, explicou.
O 1° Siralta Agrotech Show, que ocorreu até este domingo (18) no Centro de Convenções de Altamira, contou com palestras e mesas de discussão para compartilhar conhecimento e explorar as últimas tendências e tecnologias que estão revolucionando o agronegócio.
O evento reuniu produtores, empreendedores, entidades governamentais, terceiro setor e especialistas e entusiastas do agronegócio.

Fotos: Agência Pará de Notícias


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *