Breves: um paraíso ecológico e econômico da Ilha do Marajó

 Breves: um paraíso ecológico e econômico da Ilha do Marajó

POR REGINALDO RAMOS/R3 Comunicações

O município de Breves, situado na mesorregião do Marajó (região de integração estadual), abriga uma população estimada em 107 mil habitantes. Esta cidade, que se destaca pela sua rica biodiversidade e cultura vibrante, está localizada na microrregião conhecida como furo de Breves, ou “Estreito de Breves”.

A economia de Breves é fortemente alicerçada no extrativismo, com um foco especial no cultivo de açaí, palmito, madeira e na pesca, incluindo peixes e camarões. Além do açaí, a agricultura local também se sobressai na produção de hortaliças, mandioca, banana e diversas frutas típicas da região. A avicultura e a piscicultura estão em plena expansão, impulsionadas pelo cooperativismo, que proporciona emprego e renda a inúmeras famílias de diversas comunidades do município. Entre essas, destaca-se a comunidade da reserva extrativista Mapuá.

A reserva extrativista Mapuá, com cerca de quatri mil famílias de pescadores e agricultores extrativistas, é uma unidade de conservação criada em 4 de novembro de 2005, destinada ao uso sustentável dos recursos naturais. Composta por 16 comunidades, a reserva está situada às margens dos rios Mapuá e Aramã, na Ilha do Marajó, abrangendo os limites dos municípios de Anajás, Breves, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista.

A Ilha do Marajó é reconhecida como um dos mais importantes cenários ecológicos do Brasil, abrigando mais de três mil ilhas e ilhotas. Considerada o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, ela representa um ecossistema único, onde a natureza e as tradições locais convivem em harmonia.

Fotos: Reginaldo Ramos/R3 Comunicações

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp