O Pará: Oásis da Pesca e Aquicultura no Brasil
POR REGINALDO RAMOS/R3 Comunicação
Nesta edição, destacamos o pescado como uma das principais fontes de proteína animal para a população mundial. O Estado do Pará se sobressai, apresentando a maior produção de pescado do Brasil. A pesca e a aquicultura são segmentos cruciais para a movimentação econômica do estado, contribuindo significativamente para o sustento de muitas famílias.
Realizamos visitas aos principais pólos pesqueiros da Amazônia paraense para registrar as diversas modalidades de captura e criação de peixes, ostras e camarões. A abundância de cardumes e a rica diversidade de espécies, tanto de água doce quanto das águas salgadas do oceano Atlântico, garantem ao Pará uma posição de destaque no ranking nacional de produção de pescado.
Os principais portos de desembarque pesqueiro estão localizados em Belém, Vigia de Nazaré, Bragança, Curuçá, Abaetetuba, Santarém e Tucuruí, cada um desempenhando um papel vital na cadeia produtiva. Essa cadeia é composta por empresas de pesca industrial, pescadores artesanais e é ainda fortalecida por pequenos e grandes criadores de peixes em tanques, todos contribuindo para o fortalecimento e a sustentabilidade da atividade pesqueira na região.
Fotos: Reginaldo Ramos/R3 Comunicação