O Hangar Centro de Convenções da Amazônia é a sede do Festival Internacional Açaí Pará, que começou ontem e se encerra amanhã com o objetivo de divulgar e estimular a produção de açaí no Pará, que é campeão absoluto na produção nacional do fruto. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Estado produz mais de 93% de açaí no Brasil. O festival marca, também, o início da safra da cultura extrativista.
A programação é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) por meio da Diretoria de Feiras e Mercados e da Diretoria Agropecuária (Didag), através da Gerência de Fruticultura. Esta é a segunda edição do Açaí Pará.
O evento conta com a participação de batedores, produtores, representantes do setor privado, de órgãos públicos, entre outros.
Como parte das atividades, está sendo ofertada capacitação de boas práticas aos batedores de açaí. O treinamento prático e teórico é repassado por técnicos das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município de Belém.
Além das capacitações, exposição de produtos feitos à base de açaí, degustação e apresentações culturais, o público poderá conhecer o protótipo da tecnologia utilizada na Colômbia, mais precisamente em Puerto Assis, no estado de Putumayo, para coleta de flores e cachos de dendê e que deverá ser adaptado no Pará para o transporte do açaí cultivado em área de difícil acesso.
Imagem: Reprodução
Deixe um comentário