Novas hidrovias irão retirar da atmosfera cerca de 70 mil toneladas de CO2

 Novas hidrovias irão retirar da atmosfera cerca de 70 mil toneladas de CO2

O Pará possui cerca de 40 mil quilômetros de rios navegáveis, porém sem estrutura e sinalizações para transporte confiável de cargas e pessoas. Por isso, o anúncio do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, feito na semana passada em Belém, nas dependências do estaleiro Rio Maguari, de investimentos que atingem  quase um bilhão de reais, mexeu com os ânimos de empresários do setor.

O transporte de minérios de ferro e manganês será o mais aquinhoado, com a construção de 128 balsas e oito barcos empurradores nos próximos quatro anos, através do Fundo da Marinha Mercante, construídos no estaleiro paraense, que deverá gerar milhares de empregos.

Os portos de Santarém e de Vila do Conde também serão aperfeiçoados: o primeiro com obras de ampliação e equipamentos portuários; e o segundo com novo e moderno sistema de combate a incêndio  e sistema elétrico no valor total de 200 milhões de reais.

O governador Helder Barbalho, acompanhado de parlamentares federais e estaduais, empresários, trabalhadores e do ministro Silvio Costa com sua equipe, falou em mudanças da realidade social do povo paraense que vive em um estado rico com uma grande população de pobres, e necessita de mais emprego e renda a fim de diminuir as desigualdades.

O ministro destacou os investimentos em todo o Brasil nessa área atingindo quatro bilhões de reais com a construção de 400 barcaças que deverão gerar 10 mil empregos e maior desenvolvimento no setor hidroviário, fundamental para o escoamento da crescente produção brasileira.

Foto: Agência Pará de Notícias

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp