Sofisticação e conforto na selva: os melhores hotéis na Floresta Amazônica
Mergulhe em um paraíso de exclusividade e aventura, onde a natureza exuberante da floresta amazônica se encontra com o requinte e a sofisticação da hotelaria sustentável da região.
Imagine uma viagem inesquecível pela Amazônia, explorando a rica biodiversidade da floresta tropical, mas em acomodações luxuosas, com altíssima gastronomia e desfrutando de experiências personalizadas que farão seu coração disparar, sabia que isto é possível?
Na Amazônia, especificamente na parte brasileira da floresta, existem algumas opções de hotéis e resorts de luxo que oferecem uma experiência exclusiva para os turistas que desejam explorar a região com conforto e estilo.
Mas qual é a estação ideal para conhecer a Amazônia?
A resposta é: O ano todo!
- Seca (julho a novembro): Nível do rio baixo, o que facilita muito as caminhadas pela floresta e a observação da vida selvagem.
- Cheia (dezembro a junho): Paisagens inundadas, tornando mais fácil a chegada em áreas inacessíveis na seca, ótimo período também para pesca esportiva.
Na época seca é mais fácil encontrar animais de diversas espécies, como a onça-pintada e o lobo guará, já se seu objetivo são passeios pelos rios e igarapés durante o período de cheia ele é mais fascinante, alguns trajetos durante a seca são fechados pela dificuldade de acesso.
Prepare-se para encontrar hotéis únicos com experiências gastronômicas e sensoriais que só a maior floresta do mundo pode oferecer!
MARAJÓ: POUSADA DOS GUARÁS
Localizada no maior arquipélago de ilhas do Brasil, o Marajó, a Pousada dos Guarás é um ponto turístico, diríamos, surreal. A elegância, a beleza, o cheio da natureza, a comida típica regional, a comida dos maiores centros gastronômicos, conforto com suítes refrigeradas, wi-fi e um cenário sem igual da Ilha do Marajó e de um pedacinho do coração da Amazônia.
Quem frequenta ou já frenquentou a pousada dos Guarás sabe do que estamos a falar. Recomenda e tem vontade de voltar para estar em contato com a natureza concretamente. O local ainda oferece banho de rio, piscinas e os apartamentos não ficam nada a dever para os grandes hotéis, tudo de forma elegante, sem perder o cenário rústico típico do local, afinal, é um dos pontos mais procurados pelo turista que vem ao Pará e busca o Marajó para ver seus campos.
CRISTALINO LODGE
O Cristalino Lodge está localizado no parte sul da floresta amazônica, no estado do Mato Grosso, e não no Amazonas.
O hotel está as margens do Rio Cristalino na cidade de Alta Floresta e tem como propósito, através do turismo responsável, ser um guardião da floresta na região, afinal são 11.000 hectares de paisagens preservadas, com avistamento de animais, trilhas, canoagem e outras atividades e todas são inspecionadas pela Fundação Cristalino, que desde 1999 tem dedicado seu trabalho a preservação da região.
O hotel tem 32 acomodações em formato de bangalôs, com arquitetura sustentável e oferece toda a estrutura para dias memoráveis, além da gastronomia com cardápio feito pelo Chef Fabio Vieira, totalmente inspirados nos sabores da Amazônia e feito com ingredientes locais
A região é muito famosa pelo turismo para avistamento de animais, já foram identificadas quase 600 espécies de aves e 1.010 espécies de borboletas, é a maior lista registrada para uma única localidade do Brasil.
O Hotel disponibiliza uma galeria de fotos profissionais exclusivas de imagens do birdwatching local em seu site.
MIRANTE DO GAVIÃO AMAZON LODGE
O hotel de charme fica às margens do Rio Negro na cidade de Novo Airão no estado do Amazonas e é o ultimo destino acessível por via terrestre, a 180km na direção noroeste de Manaus e próximo ao Parque Nacional de Anavilhanas, que é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de 400 ilhas.
Com apenas 13 acomodações super confortáveis e totalmente integradas a natureza, tem até uma casa na árvore, e toda a sua estrutura é impressionante e se destaca na paisagem, com diversos mirantes e tem a floresta como cenário principal.
Toda a estrutura do hotel foi construída com técnicas amazônicas de construção naval e mão de obra da comunidade local, e tem como grande atração o acesso privilegiado para as águas do Rio Negro.
O Mirante do Gavião emprega e promove o turismo comunitário com os povos da selva através dos barcos da Expedição Katerre , e no entorno de Novo Airão amparam e subsidiam as ações da Fundação Almerinda Malaquias e também acolhem e dão aporte às iniciativas da Associação dos Artesãos do Rio Jauaperi, que tem um trabalho lindíssimo de artesanato e marchetaria e que pode ser comprado online através do seu site.
O nome do Hotel é em homenagem a maior ave de rapina do Brasil, o gavião-real, conhecido popularmente com Harpia.
O Hotel além de promover a cultura e gastronomia local, tem em seu premiado restaurante, assinado pela Chef Débora Shornik, releituras contemporâneas de pratos da região amazônica com ingredientes fornecidos pelas comunidades locais.
ANAVILHANAS JUNGLE LODGE
O Anavilhanas Jungle Lodge é completamente imerso na floresta e as paredes de vidro permitem que você aviste a mata sem nem mesmo levantar da cama e é considerada uma das melhores estruturas da região e um dos hotéis de selva mais visitados do Brasil.
Do alto do mirante – 15 metros acima, você consegue avistar parte do arquipélago de Anavilhanas e toda a sua arquitetura foi pensada para reduzir o impacto na natureza, e a extensa área do hotel também serve de base para laboratórios de pesquisas e acompanhamentos da fauna e flora local.
Além da inesquecível experiência as margens do Rio Negro, o hóspede pode também desfrutar dos serviços e passeios, como trilhas, passeios de barcos pelo arquipélago, visitas as comunidades caboclas, observação de botos rosa, que é o maior golfinho de água doce do mundo, e pode até praticar arco e flecha junto as comunidades indígenas.
O Anavilhanas Lodge é parceiro da ONG Onçafari, que desde 2011 trabalha pela preservação e proteção das onças pelo Brasil.
O hotel faz o monitoramento de espécies como a onça-pintada através de 15 câmeras instaladas na região do Lodge e seus arredores.
Não é exatamente um Hotel, o Grand Amazon Expedition é um navio cruzeiro que te leva para navegar em grande estilo pelas águas do Rio Negro e doRio Solimões.
De tamanho intermediário entre as embarcações regionais amazônicas e os grandes navios de cruzeiro que operam no litoral brasileiro, o navio tem 75 acomodações e dois tipos de hospedagem, sendo uma mais longa, de 4 ou 7 dias, e outra mais curta, de 2 dias apenas pelo Rio Solimões.
Importante registrar que o Grand Amazon tem datas específicas de saída, é necessário fazer a reserva com bastante antecedência.
A bordo do Grand Amazon Expedition, o hóspede tem todo o conforto de um cruzeiro, como spa, academia, piscinas e restaurantes. O navio também tem casa noturna com shows sobre a cultura regional e apresentações folclóricas, e tudo isso com o serviço de primeira classe.
Fonte: Da Redação com informações de o Tempo/Fotos: Reginaldo Ramos/R3 Comunicação e reprodução