Por Pedro Medina
O Superintendente do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ex-senador Paulo Rocha, reuniu o Conselho Deliberativo da entidade, com a presença da maioria de representantes dos estados, para definir e adequar os recursos dos Fundos de Desenvolvimento para a região Norte no período 2024/2027.
Paulo Rocha destacou a reestruturação por que passa a Sudam no atual governo, valorizando os projetos regionais, respeitando as especificidades de cada estado e a vocação de cada região, apoiando os projetos autossustentáveis e priorizando as regiões mais carentes, como o Marajó.
“Os Governos Federal e Estadual estão afinados no planejamento, na elaboração de projetos e suas execuções, com apoio incondicional do Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado pelo ministro Waldez Góes”, afiançou Rocha.
Diversas proposições foram votadas pelo Conselho destacando ações preventivas e controle do meio-ambiente; investimentos em rodovias, ciência e tecnologia; combate contínuo ao desmatamento; políticas públicas de remissão da pobreza; e novas diretrizes dos Fundos, a fim de atender a agricultura familiar, com produção de mais alimentos na mesa da população.
O representante do BASA, Luiz Cláudio Lessa, afirmou que a instituição tem investido todos os recursos disponíveis pelo Tesouro em projetos desenvolvimentistas e que esse ano cerca e 3 bilhões de reais serão disponibilizados para maior produção de alimentos com mais qualidade e a introdução de novas tecnologias. Fotos: Eliete Ramos
Deixe um comentário